5 passos de como declarar empréstimo consignado no imposto de renda 2023

3 de outubro de 2023

Você já entregou sua declaração de imposto de renda de 2023?


Já sei! Você está adiando a entrega porque não sabe como declarar um empréstimo? Olha, embora o prazo de entrega tenha sido prorrogado até 31 de maio, não deixe para a última hora. Parte dos erros do contribuinte geralmente ocorre justamente por causa da pressa. Quem nunca, certo?

Então, se você adquiriu ou pagou empréstimos ou dívidas superiores a R$ 5 mil ao longo de 2022, deverá declará-los no IR. Isso porque o empréstimo consignado se enquadra nesse guarda-chuva.

E se você já entregou mas tem uma dívida superior a R$ 5 mil, é possível regularizar, ok?

Neste post, confira os 5 passos para declarar o crédito do seu Imposto de Renda 2023. Boa leitura!


Quais documentos são necessários para declarar um empréstimo para imposto de renda?


Se você é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (    INSS    ), precisará ter uma declaração do INSS, que é uma declaração de seus rendimentos. Para o IR 2022 são considerados os dados do exercício de 2021, certo?


Qual o valor mínimo obrigatório para a declaração? 


Se você adquiriu ou pagou empréstimos e dívidas superiores a R$ 5 mil ao longo de 2021, deverá declará-los no IR 2023. O empréstimo consignado está incluído nesse guarda-chuva. As exceções são os casos de alienação fiduciária, hipoteca e penhor. Saber que tipos de empréstimos existem no mercado.


5 passos para declarar o empréstimo no Imposto de Renda 


Vale lembrar que a declaração do empréstimo no Imposto de Renda é exigida em três casos: contratação no ano anterior, solicitação feita em anos anteriores mas ainda sendo paga em 2022 ou mesmo se a dívida já tiver sido quitada. Veja abaixo os 5 passos para declará-lo.


1. Acesse o programa Imposto de Renda Federal 


O primeiro passo é acessar o site da Receita Federal e baixar o programa do Imposto de Renda para o seu computador. Se preferir, você pode preenchê-lo online, pelo e-CAC , ou pelo aplicativo Mi Renta para celulares e tablets ( Android e iOS ).


Se você baixou o programa, abra-o no seu computador. A tela inicial mostrará as novidades da versão mais recente, ok? Apenas feche.


2. Selecione o tipo de declaração


Em seguida, selecione o tipo de declaração desejada. Dentre eles, escolha “Demonstração de Ajuste Anual”. As opções de preenchimento estão disponíveis nesta mesma tela. São elas: “Declaração de Importação Iniciar 2022”, “Iniciar Declaração a partir do Pré-Preenchido” ou “Declaração Iniciar em Branco”: trata-se de preencher a declaração do zero.


Como posso saber qual tipo devo escolher? 


Veja abaixo qual das três opções acima você deve escolher.


  • “Iniciar Importação da Declaração 2022”: opção recomendada caso a declaração não tenha mudado muito de um ano para o outro. Porém, lembre-se que todos os valores de empréstimos ou dívidas devem estar em dia, ok?
  • “Iniciar declaração a partir do pré-preenchido”: opção comum quando o contador inicia o preenchimento e envia o arquivo para validação do cliente.
  • “Iniciar declaração em branco”: opção para preencher a declaração do zero.


3. Selecione a opção “Dívidas e Graus Reais” 


Com a declaração aberta as informações serão carregadas, certo? Os chamados “formulários” a serem preenchidos dependerão das particularidades de cada contribuinte. Para declarar o crédito cedido, role para baixo no menu lateral esquerdo até encontrar a opção “Dívidas e Graus Reais”.


4. Escolha as especificações do credor 


Ao clicar em “Dívidas Reais e Ônus”, uma nova janela será aberta para conclusão. A entrada deverá ser feita na opção “Novo”. Ao clicar em “Código”, você verá algumas opções para começar. Cada entrada possui um código específico para cada credor. Veja abaixo.


  1. Estabelecimento de banco comercial;
  2. Empresas de crédito, financiamento e investimento;
  3. Outras pessoas jurídicas;
  4. Indivíduos;
  5. Empréstimos contratados no exterior;
  6. Outras dívidas e gravames reais.


No caso de declaração de crédito cedido, consoante a natureza do credor, é inserido o código “11”. Estabelecimento de banca comercial” para banco ou “12. Sociedades de crédito, financiamento e investimento” para empresas de crédito ou financiamento.


5. Insira as informações do empréstimo 


Em seguida, no campo detalhamento, informe o valor total do empréstimo e sua finalidade, bem como a forma de pagamento, número e valor das parcelas. A natureza da dívida e os dados do credor, como nome e CNPJ, também devem ser informados.


Nos campos “Situação em 31/12/2021” e “31/12/2022”, informe o saldo devedor nessas datas. No campo “Valor pago em 2021”, preencha o total pago no ano, incluindo amortização e juros.

Por fim, clique em “OK” para salvar a entrada.


Caso você tenha mais de um empréstimo ativo e/ou modalidades diferentes, crie uma nova rubrica para cada credor e identifique-os com base nos códigos listados acima.


Conclusão


Agora que você já sabe como declarar o crédito consignado, não deixe para depois a declaração do Imposto de Renda 2023. Embora o empréstimo seja isento de impostos, o crédito transferido deve ser declarado quando foi contratado no ano anterior, quando foi solicitado no ano anterior. anos e ainda esteja em pagamento em 2022 ou mesmo que a dívida já tenha sido paga.


Por fim, lembre-se que se você não entregar a declaração antes de 31 de maio, terá que pagar multa por isso. Seu valor mínimo é de R$ 165,74, podendo chegar no máximo a 20% do valor do Imposto de Renda.


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Empréstimo consignado para servidores públicos municipais Os servidores públicos municipais podem s olicitar empréstimo consignado , cujo valor é descontado diretamente do salário do servidor público. Para fechar um acordo, entre em contato com o banco relacionado à prefeitura. O empréstimo consignado é a melhor opção para quem precisa de um empréstimo , pois as taxas de juros são as mais baixas do mercado, não passam de 2% ao mês. Cada estado ou município é responsável por regras especiais para empréstimos consignados a servidores municipais do poder executivo do município ou estado. Os severos da prefeitura podem entrar em contato com o departamento de pessoal do seu local de trabalho ou instituição para saber qual banco é correspondente e ter convênio com a prefeitura do seu local de residência. Grandes bancos como Banco do Brasil , Bradesco , Caixa Econômica Federal , Itaú e Santander , além de instituições financeiras locais, costumam fazer es parcerías com prefeituras. Informações adicionais sobre a contratação deste empréstimo! Os contratos podem variar de acordo com a disponibilidade do banco e conforme especificidades de cada prefeitura. Mas nenhuma entidade isolada pode estabelecer um direito exclusivo a um único banco para conceder empréstimos consignados . Por exemplo, na Prefeitura de São Paulo, todos os servidores públicos , depositantes e pensionistas municipais filiados ao Regime Previdenciário Urbano (RPPS-SP) têm direito a um salário. A Portaria do Governo Municipal nº 58.890, de 30 de julho de 2019, especifica que devem ser apresentados os seguintes documentos para ser beneficiário do petróleo, ou seja: instituição autorizada a realizar operações de crédito: de concordância com a natureza da instituição: registro no Nacional . Cadastro de Pessoas Jurídicas (CNPJ); os estatutos devidamente registrados ou como atos de eleição ou nomeação de administradores em exercício; cadastrar-se junto aos órgãos competentes; aprovação de regularidade em conjunto com Previdência Social ( INSS ) e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ( FGTS ) e aprovação de regularidade em conjunto com fundos federais, estaduais e municipais , incluindo CADIN local. Instituições como bancos, cooperativas de crédito fundadas e constituídas para funções ou nomeações de administração direta, autarquia ou fundação devidamente autorizada pelo Banco Central do Brasil, exceto órgãos e unidades de administração direta e indireta de qualquer esfera de governo. Para o credenciamento, a instituição de ensino poderá apresentar solicitação e documentos ao responsável pelo departamento do DRH – COGEP para coordenação pessoal da secretaria municipal e documentos que comprovem o atendimento das condições exigidas pela regulamentação. por regulamento. Após o credenciamento da COGEP, as instituições deverão obter autorização para a atividade de crédito cedido junto a órgãos governamentais indiretos (municípios, fundações públicas ou empresas estatais). Pode ser esta uma estimativa de empréstimo consignada para funções públicas? O Empréstimo Consignado abrange também os Servidores Federais ( SIAPE ), Servidores Civis , Policiais Militares e Bombeiros , Aposentados e Pensionistas , cujas regras são definidas pelo Executivo Federal . De acordo com a Portaria nº 8.690, de 11 de março de 2016, que regulamenta a gestão de repasses consignados no ambidote do sistema de gestão de pessoal da Agência Executiva Federal, ou liberação de crédito limitada dependendo de convênios com instituições e bancos. Os pagamentos podem ser feitos em até 96 meses , desde que o servidor federal concorde que o empréstimo pessoal deve ser aprovado por meio de solicitação. Conforme regras então o crédito atribuído aos servidores estaduais é praticamente o mesmo que aos servidores federais . A diferença é que o crédito é regido pelas leis estaduais.
Por Bandesp 21 de junho de 2025
Requisitos para pedir empréstimo na conta de luz · Ser o titular da conta de energia · Alfabetizado · Idade de 21 a 81 anos · Possuir conta bancária em seu nome.